HOSPITAL DE CAMPANHA

HCAMP supera 30 mil procedimentos no DF

Em tempo recorde, atendimentos foram iniciados dois dias após acionamento e, hoje, são realizados mil atendimentos diários
Publicada em: 07/03/2024 18:23
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

No enfrentamento incansável à proliferação da dengue, o Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira (FAB), instalado estrategicamente na Região Administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal (DF), registra um marco significativo: até a presente data, foram 30.732 procedimentos realizados em apoio à população do DF.

Desde sua ativação, em 5 de fevereiro, a Unidade de Saúde tem desempenhado um papel crucial na assistência médica, oferecendo atendimento de qualidade 24 horas por dia e contribuindo para a contenção da declarada situação de emergência na capital federal. O Hospital tem se destacado pela eficiência no atendimento e pela prontidão em lidar com a crescente demanda. As expectativas de atendimento foram superadas em aproximadamente 160%, de acordo com dados iniciais.

A mobilização do Hospital de Campanha foi realizada pela Diretoria de Saúde (DIRSA) e o Subdiretor de Saúde Operacional da DIRSA, Brigadeiro Médico Mauricio Ribeiro Braga, disse estar grato pelos resultados obtidos, com um alto nível de resolutividade dos casos de dengue. "Chegamos a esse número de atendimentos com satisfação, pois sabemos que estamos enfrentando uma grave doença e tivemos força para ajudar a população, com o apoio do Governo do Distrito Federal", ressaltou.

O Comandante do Hospital de Campanha, Major Médico João Luiz da Silveira, destacou a importância do trabalho realizado para a população do Distrito Federal. "Passados mais de 30 dias da missão, a percepção é que o HCAMP foi muito importante para que a população tivesse acesso aos cuidados necessários às situações de quadro de dengue e evitou que muitos pacientes tivessem as formas mais graves da doença", relatou.

Instalado com equipamentos que garantem a total estabilização do paciente, o HCAMP tem desempenhado um papel primordial na rápida identificação, tratamento e acompanhamento de casos de dengue. Além disso, a estrutura tem permitido a ampliação da capacidade de atendimento, assegurando que cada paciente receba a assistência necessária de maneira oportuna.

A parceria entre a Força Aérea e as autoridades de saúde locais tem sido essencial para a eficácia das operações e para o alcance de metas significativas no enfrentamento da dengue.  “O Hospital de Campanha, com sua estrutura ágil e equipe altamente capacitada, tem desempenhado um papel fundamental na resposta rápida e eficaz às demandas crescentes de pacientes diagnosticados com dengue. Os números impressionantes de mais de 30 mil procedimentos alcançados são um testemunho do comprometimento desses profissionais em garantir o melhor atendimento possível à população”, ressaltou a Secretaria de Saúde do DF, Lucilene Florêncio.

“Esse hospital é excelente para nós. Os profissionais são muito educados e ótimos. Trataram a minha filha Valentina com muito cuidado. Só tenho a agradecer à Força Aérea por tudo que estão fazendo nesse momento”, disse Gabriela da Silva, mãe de uma paciente.

Fotos: Sgt P. Silva/CECOMSAER